Notícias de  São PauloNotícias de  São Paulo
  • Home
  • Mundo
  • Política
  • São Paulo
  • Notícias
  • Sobre Nós
Font ResizerAa
Notícias de  São PauloNotícias de  São Paulo
Font ResizerAa
  • Home
  • Mundo
  • Política
  • São Paulo
  • Notícias
  • Sobre Nós
Siga-nos
Notícias de São Paulo > Blog > Política > Com música e alegria, Parada LGBT+ de SP chama atenção para a política
Política

Com música e alegria, Parada LGBT+ de SP chama atenção para a política

Eva Lorensen
Por Eva Lorensen 3 de junho de 2024
Compartilhar
5 Min de leitura
Compartilhar

Como todos os anos, o público começou a chegar cedo para participar neste domingo (2) da 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo.

Aos poucos, a multidão foi enchendo a Avenida Paulista, na região central da cidade. Além do visual elaborado das drag queens, marca registrada do evento, a criatividade das fantasias passeia pelos mais diversos motivos. Há quem prefira ir de super-herói, quem busque inspiração na antiguidade, nos fetiches eróticos, ou aquelas pessoas que apenas pegaram uma coroa com as cores do arco-íris distribuída gratuitamente por uma rede de fast-food (comida rápida).

Apesar das sete cores do arco-íris, símbolo da luta pela diversidade sexual, ainda serem muito presentes nas bandeiras e adereços, neste ano, o verde-amarelo ganhou espaço. “É para mostrar que a bandeira do Brasil pertence a todos nós, não só a um partido político. Todo mundo tem o direito de usar nossas cores, e não vamos deixar só para um tipo específico de pessoas”, justificou a drag queen Cacau, que usava a camisa da seleção brasileira de futebol cortada na altura do peito, fazendo um top.

O apelo para que o público incorporasse as cores da bandeira nacional partiu da própria organização da parada. A proposta é uma reação ao uso do verde e amarelo pelas manifestações de extrema-direita.

A concentração para o desfile dos trios elétricos é em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Dali, com muita música, o público deve ir em direção à Rua da Consolação para descer até o centro da cidade. A programação musical tem nomes como Pablo Vittar, Banda Uó, Gloria Groove e Filipe Catto.

Um pouco mais à frente, em um trecho ainda mais tranquilo da avenida, antes da saída dos carros de som, a autônoma Zilma Cristina Rosa aguarda o começo do evento em uma cadeira de praia. Zilma e a companheira, a pesquisadora Joseli Capusso, se prepararam com lanche e água para aproveitar o evento de forma mais tranquila. “O joelho não aguenta mais, o tornozelo não aguenta mais. Agora, a gente vem de cadeirinha”, disse Zilma, que participa da manifestação por direitos da comunidade LGBT+ desde as primeiras edições.

Neste ano, o tema da parada é: Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo! Vote Consciente por Direitos da População LGBT+, trazendo para a avenida a preocupação com as dificuldades na tramitação de projetos de lei que garantam o exercício pleno da cidadania por toda a população.

Retrocesso e dificuldades
A inclusão no mercado de trabalho é um dos temas que aparecem nas reivindicações das pessoas que participam da 28ª edição do evento, quase 30 anos depois da primeira mobilização, em 1997. “Muitas travestis ainda têm que ser prostitutas. Não tem trabalho para elas. Homem trans enfrenta também um grande preconceito na área trabalhista”, diz Zilma.

A transexual Thalía Vitorelli confirma a dificuldade de encontrar colocação fora do mercado do sexo pago. “No momento, estou desempregada. Antes, eu estava trabalhando de acompanhante, mas saí dessa vida. Hoje, eu tento tentar novas chances em um país que é muito complicado, as pessoas são muito difíceis, é muito complicado arrumar serviço. Mas estou indo à luta”, diz a jovem de 20 anos que participa pela terceira vez da parada.

Além de defender seus direitos, Thalía veio à Avenida Paulista em busca de bons momentos com os amigos. “É uma energia maravilhosa, espero vir muitas mais vezes. Hora da gente se divertir”, anima-se a jovem, que espera um dia conseguir trabalhar na área da moda.

Com um grande leque e roupas exuberantes, a drag Teresa Vaz participa neste ano pela terceira vez do evento. Venezuelana, Teresa conta que no Brasil entendeu a conexão entre as diferentes lutas que envolvem a sua existência. “Foi aqui no Brasil que eu conheci a militância contra o racismo. Eu, sendo um homem ou uma mulher negra, aqui no Brasil foi onde eu conheci, identifiquei o que é o racismo. Lá na Venezuela, gente, talvez por estar nessa questão do Caribe, não temos essa militância”, afirmou

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print

Notícias

Sigma Educação e Tecnologia
A lei existe, mas como fazê-la chegar à sala de aula? Sigma Educação discute os caminhos da educação antirracista
Notícias
Pedro Henrique Torres Bianchi
Sócio que não aporta capital na crise pode ser diluído
Notícias
Lucas Peralles
É possível recompor o corpo trabalhando em pé o dia todo? Lucas Peralles comenta
Notícias
Fim da taxa das blusinhas: o que pode mudar nas compras internacionais e no bolso dos brasileiros
Política

You Might Also Like

Política

O Caminho Político de Tarcísio de Freitas: Foco na Gestão Estadual e Projeções para o Futuro

Por Eva Lorensen
Política

Como Baixar Vídeos do YouTube? Um Guia Completo

Por Eva Lorensen
Política

Governo de São Paulo Inaugura Centros de Monitoramento e Alertas Meteorológicos para Melhorar Resposta a Desastres Naturais

Por Eva Lorensen
Política

Inclusão e sustentabilidade: como São Paulo transforma seus parques em espaços para todos

Por Eva Lorensen

Leia mais

Luciano Colicchio Fernandes
O impacto da Copa do Mundo na cultura dos países: Saiba mais sobre, com Luciano Colicchio Fernandes
Notícias
A Saftec Digital te orienta sobre como remover seu nome de sites de terceiros, garantindo sua privacidade e segurança online.
O que fazer se seu nome aparece em sites de terceiros
Notícias
PEDREIRO EM SÃO CAETANO DO SUL
Mundo

Sobre nós

Seja bem-vindo ao Anúncio São Paulo, seu portal de notícias dedicado a cobrir os acontecimentos mais relevantes e interessantes da maior metrópole do Brasil. De eventos culturais a desenvolvimentos econômicos, passando por insights políticos e avanços tecnológicos, estamos aqui para mantê-lo informado sobre tudo o que acontece na dinâmica cidade de São Paulo. Explore conosco as histórias que moldam o coração pulsante desta metrópole vibrante.

 

Entre em contato: [email protected]

Últimas notícias

Sigma Educação e Tecnologia
A lei existe, mas como fazê-la chegar à sala de aula? Sigma Educação discute os caminhos da educação antirracista
Notícias
Pedro Henrique Torres Bianchi
Sócio que não aporta capital na crise pode ser diluído
Notícias
Lucas Peralles
É possível recompor o corpo trabalhando em pé o dia todo? Lucas Peralles comenta
Notícias
Siga-nos
Anúncio São Paulo - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Fale conosco
  • Sobre Nós
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?