Se você entrou no mundo dos investimentos agora, talvez já tenha ouvido falar em dividendos, mas não saiba bem o que é. Por isso, Márcio Alaor de Araújo explica, neste artigo, tudo sobre dividendos no universo da Bolsa de Valores. Sendo assim, se você quer saber mais sobre o assunto, leia este texto até o final!

O que são dividendos?

Os dividendos são um tipo de provento muito popular no mundo dos investimentos. Eles são pagos por empresas de capital aberto na Bolsa de Valores e distribuídos entre os acionistas como forma de remuneração. Em outras palavras, dividendos são parte do lucro líquido ajustado de uma determinada empresa.

Por direito, o acionista de uma empresa deve receber parte desse lucro líquido, o que vai variar de acordo com a quantidade de papéis que o mesmo possui. Por isso, Márcio Alaor de Araújo explica que o pagamento desse lucro aos acionistas se dá por meio dos dividendos, uma ótima forma de atrair novos investidores.

Por que empresas pagam dividendos?

Antes de mais nada, o empresário explica que uma empresa paga dividendos por se tratar de uma Lei (Lei nº 6.404), a qual assegura que as empresas com capital aberto na Bolsa de Valores devem distribuir uma porcentagem do seu lucro líquido, caso tenham, entre seus acionistas. 

No entanto, Márcio Alaor de Araújo comenta, por fim, que por ser uma forma de recompensar acionistas, é um ótimo meio para tornar esse tipo de investimento mais atrativo e, consequentemente, ganhar mais investidores. Tendo isso em vista, é comum que as empresas brasileiras distribuam pelo menos 25% do seu lucro líquido ajustado.

Artigo anteriorO papel impactante da tecnologia em nossas vidas
Próximo artigoCinco vantagens de introduzir a escuta ativa nos seus negócios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui