As doenças que acometem os rins são variadas, bem como o grau de risco, vão desde uma infecção urinária à uma insuficiência renal crônica. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, médico urologista, ressalta a importância de realizar consultas médicas e exames para diagnósticos precisos e precoces, uma vez que aumentam a taxa de sucesso no tratamento de diversas patologias.

Como dito, “existem diversas doenças que podem acometer as funções renais”, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Além disso, vale ressaltar a importância de realizar exames de forma periódica, pois doenças simples, se não cuidadas, podem evoluir para quadros mais graves, como uma insuficiência renal crônica.

Portanto, infecções urinárias, cálculos renais, nefrites e tumores renais malignos são exemplos de patologias que podem se desenvolver, desse modo, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes aconselha que a melhor saída é manter uma rotina de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e a adoção de uma dieta saudável, atentando-se a doenças com predisposição genética e na realização de exames preventivos.

Os sintomas de distúrbios renais costumam ser silenciosos no início, narra o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. São sinais como alteração na micção em que, geralmente, há uma diminuição no volume e na coloração. Além disso, há vontade de urinar de forma frequente.

Outro indicativo é a retenção de líquido que eventualmente ocasiona inchaço. Ademais, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que a presença de sangue na urina pode indicar doenças renais, uma vez que os rins desempenham o papel de filtrar o sangue, atuando como uma espécie de regulador em todo o corpo.

A hematúria pode ser macroscópica ou microscópica, ou seja, o sangue na urina pode ser visível a olho nu ou não. Dessa maneira, realizar exames laboratoriais é imprescindível para verificar as taxas de substâncias no sangue e na urina.

Além de alteração na urina, inchaço e hematúria, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta que dores nas costas e nos flancos, fadiga e falta de ar são sinais de alterações nas funções renais. Além disso, náuseas e vômitos podem corresponder a sintomas de doenças renais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui