Cultura está ligada ao conhecimento, conhecimento ao estudo e estudo à leitura, mas não é qualquer uma. Marcio Alario Esteves , grande empreendedor, diz que no Brasil, as escolas vêm incentivando as leituras de livros paradidáticos, ou seja, livros para se ler além da didática das escolas.

Desta forma, neste texto iremos ver um pouco dos livros brasileiros mais vendidos e complementar com alguns comentários do grande Marcio. Alguns dos autores e seus respectivos livros são:

  1. Em primeiro lugar estão os livros do Machado de Assis (Memórias póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba), grande autor nacional e muito antenado;
  2. Guimarães Rosa (Sagarana, Grande Sertão: Veredas), destacando também que o vocabulário utilizado pelo bruxo das palavras (assim chamado) tinha muitos neologismos, ou seja, ele criava palavras em suas obras- comenta Marcio Alario Esteves;
  3. Clarice Lispector com suas obras repletas de cenas cotidianas e com muita psicologia (temas psicológicos), dentre suas obras estão Laços de família e a Paixão segundo G.H;
  4. Carlos Drummond de Andrade, que fala muito sobre o mundo, suas influências, os aspectos das crises existenciais. Marcio Alario Esteves diz ainda que a obra mais maravilhosa do Drummond é Claro Enigma (obra que relata muito as questões da vida, política, crises existenciais, familiares, etc). Vale muito a pena dar uma lida e fazer a análise desse grande patrimônio.
  5. Érico Veríssimo, grande autor do Modernismo é uma grande influência e de certa forma, um dos escritores mais populares e o mesmo relatou alguns acontecimentos que ocorreram no Sul do Brasil em suas obras (entre elas, a principal: O tempo e o vento)

O grande Marcio Alario Esteves acredita que esses cinco autores citados acima são muito revolucionários (no bom sentido) nas suas obras, e de certa forma mostram muitos cenários, por outros meios nunca mostrados, como a política, sociedade, crises existenciais. Ou seja, esses autores fizeram uma quebra de paradigmas nunca vista por outros. Portanto, nunca deixe de ler sobre esses escritores e nem as suas obras que auxiliam muito na formação dos cidadãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui