Com o passar do tempo, é fato que nossas percepções sensoriais vão evoluindo e mudando e, consequentemente, de acordo com Marco Carbonari – proprietário da vinícola Villa Santa Maria -, começamos a gostar de novos sabores e aromas, assim como passamos a repudiar o que antes nos agradava.

No universo dos vinhos, muito se fala sobre vinhos fortes e com sabores mais adstringentes (que amarram a boca), no entanto, Marco Carbonari revela que poucos sabem que, para começar a apreciá-los é necessário acostumar o paladar gradativamente, fazendo, dessa forma, com que evolua e passe a gostar do que está sendo provado.

Marco Carbonari explica que o primeiro passo para fazer com que seu paladar passe a apreciar os mais diversos vinhos, é iniciar pelos suaves. As bebidas suaves e os vinhos secos não possuem nenhuma similaridade, no entanto, é a partir deles que você começa a gostar da bebida.

Em seguida, conheça os vinhos Lambrusco. Marco Carbonari esclarece que esse se trata de um frisante, normalmente com baixo teor alcoólico e um sabor levemente doce. É, sem dúvidas, a bebida ideal para quem não está acostumado a beber vinho pois sua adstringência é equilibrada com o sabor frutado.

O próximo passo são os tintos. Marco Carbonari comenta que a melhor forma de conhecê-los é, inicialmente, experimentar rótulos leves, como os elaborados com as uvas Pinot Noir e Gamay. O sabor é agradável e seu aroma remete a flores e frutas vermelhas. Siga então, após acostumado com os anteriores, para os tintos médios.

Experimentando os tintos médios, você conseguirá perceber que seu paladar já consegue identificar características e nuances da bebida que, até então, não havia notado. Seu paladar irá se agradar com o sabor, e a experiência será positiva.

Quer saber mais e ainda participar de uma degustação única? Marco Carbonari te convida a uma visita ao Vale do Baú, em São Paulo, onde está localizada a vinícola Villa Santa Maria. Acesse o site: https://villasantamaria.com.br/visita/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui