O grande desafio dos empreendedores atualmente é transformar as grandes ideias em sucessos de venda no mercado. O empresário Márcio Alaor de Araujo aponta que existem muitas pesquisas acerca dos fracassos na área da inovação que servem para alertar os empreendedores sobre os erros mais comuns nesse setor. Vem conferir quais são alguns desses principais erros:

Boa ideia é diferente de bom produto

A primeira lição sobre o desenvolvimento de produtos é que nem sempre uma ideia genial vai se tornar um bom produto. É preciso levar em consideração que tanto a criação, como a inserção no mercado e as vendas, dependem de muitos outros fatores. No entanto, uma boa ideia às vezes é apenas uma boa ideia. O ideal é estudar sobre o mercado de atuação e sobre o público que consumirá o produto ou serviço.

Foco no consumidor

Outro erro que é muito recorrente no processo de inovação é não focar no consumidor, aponta Márcio Alaor de Araujo. É extremamente necessário focar nas necessidades e nos desejos do público que vai consumir o produto ou serviço em questão. O segredo para que a inovação seja eficiente é mirar exatamente nos problemas dos clientes e nas demandas de consumo atuais. Desse modo, existem menos chances de errar.

Concorrência

Outro erro muito cometido pelas marcas é confundir a inspiração com a cópia. Existem diversos produtos e serviços oferecidos no mercado que são claramente uma cópia das ideias de marcas e empresas concorrentes. É claro que diante de um mercado com tantas opções é praticamente impossível ser 100% original, mas isso não quer dizer que é necessário copiar as ideias de outras empresas.

Análise de mercado

Uma das etapas mais importantes dentro do processo de desenvolvimento e de novos serviços e produtos é a análise de mercado de maneira aprofundada, comenta Márcio Alaor de Araujo. Esse processo demanda muita atenção, visto que qualquer erro nos mapeamentos e nos estudos pode ameaçar o sucesso do produto. A precificação também deve ser levada em consideração com base nesses estudos e nos cálculos de produção.

Falhas no marketing

Muitos empreendedores não imaginam, mas o marketing pode fazer uma diferença tanto positiva como negativa. A publicidade feita de modo insuficiente, a falha nos canais de comunicação e outros fatores podem decretar o fracasso do lançamento da sua marca. Esperamos que essas dicas de Márcio Alaor de Araujo possam te ajudar a lançar um produto inovador com garantia de sucesso para sua marca. 

Artigo anteriorAçúcar: conheça seus efeitos e como diminuir seu impacto
Próximo artigoEntenda a relação da indústria farmacêutica com o SUS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui