No mês de outubro, o índice subiu 0,86% – a maior alta para o mês em duas décadas. E pesa mais para os mais pobres, com o impacto nos preços dos alimentos. Até onde a inflação pode ir? Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Boa parte dos brasileiros já sabia: os preços estão em alta. O índice de outubro confirmou inflação de 0,86% – a maior para o mês em duas décadas. E a aceleração pesa mais no bolso de quem tem menos dinheiro, sobretudo por causa do preço dos alimentos – óleo de soja, arroz e tomate lideraram as altas no ano. Neste episódio, Renata Lo Prete entrevista o ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore. Economista, o professor explica quais os fatores que puxam a alta dos preços, as consequências na vida real e como as decisões do governo – ou a falta delas – influenciam no índice. Para ele, a alta só é temporária, como sugere o BC, se o governo cumprir o rigor fiscal. Caso contrário, a inflação veio para ficar.
O que você precisa saber:
Economistas do mercado elevam estimativa de inflação para 3,20% em 2020
Copom diz que pressão sobre a inflação é ‘temporária’ e espera ‘reversão’ na alta de preços
Inflação acelera para 0,86% em outubro, maior alta para o mês desde 2002
Alimentos já subiram 9,4% este ano; veja itens com maiores altas e maiores quedas nos preços
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Renata Bitar, Vitor Muniz e Giovanni Reginato. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.