A escolha de Joe Biden para presidir os Estados Unidos repercutiu entre diversos líderes mundiais. Após a confirmação da vitória com 273 delegados, aliados e adversários parabenizaram o futuro residente da Casa Branca e a sua vice, Kamala Harris, pelo resultado. Confira abaixo:

Barack Obama, ex-presidente dos EUA

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de quem Biden foi vice nos dois mandatos, afirmou que “não poderia estar mais orgulhoso” pela vitória de Biden e Kamala, Em um pronunciamento oficial postado no Twitter, Obama afirmou que o resultado mostra que o país está “profundamente e amargamente dividido”, e pediu para que todos os norte-americanos deem apoio ao novo presidente. “Não dependerá apenas de Joe e Kamala, mas de todos nós para fazermos a nossa parte — para sair da zona de conforto, diminuir a temperatura e encontrar uma base para conjunta para seguirmos em frente”, escreveu.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, parabenizou a Joe e Kamala pela vitória. Em uma publicação no Twitter, o premiê escreveu que “os Estados Unidos são nossos principais aliados e estou ansioso por trabalhar de forma conjunta em nossas prioridades compartilhadas, de mudanças climáticas até acordos e segurança”.

Bill Clinton, ex-presidente dos EUA

O 42º presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, afirmou pelo Twitter que “a América se manifestou e a democracia venceu”. “Agora temos um presidente eleito e uma vice-presidente eleita que vão server a todos nós e nos unir”, escreveu.

Hillary Clinton, ex-secretária de Estado

Também pelo Twitter, a candidata democrata derrotada por Trump nas eleições de 2016 parabenizou os colegas de partido pela vitória e agradeceu aos eleitores por terem participado do pleito. “É a história sendo feita, uma repudiação a Trump e uma nova página para a América”, escreveu.

Emmanuel Macron, presidente da França

Em postagens em francês e inglês, o presidente da França, Emmanuel Macron parabenizou os vencedores e afirmou que “nós temos muito a fazer para superar os desafios do presente”.

Alberto Fernandéz, presidente da Argentina

O presidente argentino, Alberto Fernandéz, postou uma foto de Biden e Kamala juntos e parabenizou a dupla pela vitória.

Mitt Romney, senador pelo Partido Republicano

O senador republicando e ex-governador de Utah, Mitt Romney, usou o Twitter para parabenizar Biden e Kamala pela vitória. Falando em seu nome e da esposa, Ann, o adversário político afirmou que os vencedores são pessoas de boa índole e caráter admirável.

Ali Khamei, aiatolá e líder supremo do Irã

A autoridade máxima do Irã, Ali Khamei, criticou o país  ao afirmar que o processo eleitoral “é um exemplo da cara feia da democracia liberal dos Estados Unidos”.