Professora lan?a livro sobre  desigualdade regional e social

Será lançado, nesta terça-feira (5), o livro da professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e doutora em Economia, Luciana Caetano, intitulado “O elo entre desigualdade regional e desigualdade social”, que traz reflexões sobre a trajetória das desigualdades sociais no Brasil. O lançamento acontece a partir das 16h30 no estande da Editora da Ufal (Edufal), na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Jaraguá.

O livro trata dos desafios que precisam ser enfrentados pelos estados periféricos, concentrados nas regiões Norte e Nordeste, para superação dos obstáculos à construção do desenvolvimento em bases sustentáveis. Além disso, traz reflexões sobre o processo histórico, aspectos culturais e condições estruturais de cada região, desde a transição do modelo agroexportador ao modelo industrial.

A economista explica que a relação entre desigualdade regional e desigualdade social é o fio condutor do debate. “Busca-se ressaltar, nas esferas política e econômica, o papel do Estado Nacional nesse processo, ora atenuando, ora aprofundando tais desigualdades”, adianta.

A professora comenta ainda que, numa perspectiva propositiva, é ressaltada a relevância da implantação do Estado Social como atenuante das desigualdades, reconhecendo a insuficiência do gasto social como instrumento de reversão do complexo “fenômeno”, dado seu caráter multidimensional. 

“A obra mostra que as desigualdades sociais no território nacional são profundamente influenciadas pelas desigualdades regionais. A redução abismal entre o bloco Norte/Nordeste e o eixo Centro-Sul depende de alterações profundas na infraestrutura das regiões periféricas para posicioná-las na dinâmica da economia nacional”, explica.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui