Fim do mistério. Os nomes dos jornalistas vencedores do Prêmio Comunique-se 2019 foram revelados na noite desta terça-feira, 5 de novembro. Em cerimônia realizada na casa de shows Tom Brasil, em São Paulo, a premiação fez jus à alcunha de “Oscar do Jornalismo Brasileiro”. Com o mote “Viajantes do Tempo”, o evento recebeu mais de 500 convidados e fez com que todos se sentissem parte de “saltos do tempo”, mesclando passado, presente e futuro.

Para a brincadeira temporal, foi preciso contar com a participação dos mestres de cerimônia da vez. A festa foi comandada por Marcelo Tas & Barbixas, Flávia Oliveira & Daniel Nascimento e Astrid Fontenelle & Paulinho Gogó. Os apresentadores “viajaram” no roteiro preparado por Bruno Motta, Osmar Campbell, Rominho Braga, Dudu Guimarães. O quarteto de comediantes estreou na responsabilidade de produção do texto da festa e, mantendo a tradição, casou informações com pegadas de bom humor para brincadeiras com o tema escolhido para a edição, a 17ª do Prêmio Comunique-se.

Mas nem tudo foi brincadeira na cerimônia. Houve pausa para reverenciar o “Mestre dos Mestres”, Ricardo Boechat. Morto em acidente aéreo em fevereiro, o jornalista é o maior vencedor da história do Prêmio Comunique-se. Ele conquistou 18 troféus ao decorrer dos anos e entrou para a galeria de notáveis em quatro divisões: ‘Âncora de Rádio’, ‘Âncora de TV’, ‘Colunista de Notícia’ e ‘Nacional – Mídia Falada’. A homenagem contou com placa entregue à mãe do comunicador, dona Mercedes, e à “Doce Veruska”, viúva do profissional que se destacou na mídia impressa, na televisão e no rádio.

Gratidão ao passado e olho no futuro

CEO do Grupo Comunique-se e diretor-geral do Prêmio Comunique-se, Rodrigo Azevedo avalia que a homenagem ao Boechat representa, antes de mais nada, dupla gratidão ao saudoso jornalista. Por ter se tornado sinônimo da premiação ao decorrer dos anos e, como espectador, de se sentir representado por um comunicador que não temia pôr o “dedo na ferida” em temas delicados e descontrair quando o momento pedia. “Ele faz parte da história do nosso evento. E não só quando falamos em Prêmio Comunique-se, tenho a certeza de que o Boechat será lembrado por muito e muito tempo”.

Com olhar para o futuro, no qual imagina que o “Mestre dos Mestres” será lembrado como exemplo para a profissão, Rodrigo Azevedo destacou que, em 2019, teve gente entrando para a lista de vencedores do Prêmio Comunique-se. “Mostra o que buscamos fazer a cada ano, que é estar em sintonia com o que há de destaque na atualidade na imprensa do país”, disse. “É sempre gratificante ver gente estreando no time de campeões da disputa”, complementou o executivo.

Debutantes e “Mestres do Jornalismo”

No time de novatos na lista de ganhadores, teve quem gostou da brincadeira de receber troféus e levou dois para casa de uma só vez. Foi o caso do trio composto por Denise Campos de Toledo, Augusto Nunes e Milton Neves. A contratada de Jovem Pan e TV Gazeta venceu em ‘Economia – Mídia Escrita’ e ‘Economia – Mídia Falada’. O colaborador da Jovem Pan, do R7.com, da Record TV e do site da Veja foi reconhecido por seu trabalho como ‘Colunista de Opinião’ e ‘Nacional – Mídia Falada’. O mineiro de Muzambinho (MG), por sua vez, ganhou como ‘Jornalista Empreendedor’ (Portal 3º Tempo) e ‘Esporte – Mídia Escrita’ (Agora S. Paulo e UOL).

Enquanto teve estreias na lista de vencedores, o Prêmio Comunique-se também contou com experientes na festa sendo valorizados. Dois, inclusive, entraram para a lista de “Mestres do Jornalismo” por terem conquistado uma mesma divisão em três ocasiões. Sandra Annenberg (TV Globo) se tornou “mestra” como ‘Âncora de TV’ pelas vitórias em 2015, 2017 e, agora, 2019. Sendo contemplado nas mesmas ocasiões, Guga Chacra (CBN, GloboNews, O Globo e TV Globo) passou a ser notável como ‘Repórter Internacional’.

Jovem Pan bem representada

O Prêmio Comunique-se é dedicado a prestigiar os melhores e maiores profissionais da imprensa. É possível, contudo, dizer que a Jovem Pan foi um dos destaques da edição 2019 do evento. A emissora viu, ao todo, seis troféus serem entregues a seus profissionais. Além de Augusto Nunes e Denise Campos de Toledo, o veículo radiofônico foi representado na lista de ganhadores por Carlos Aros (‘Tecnologia’) e Felipe Moura Brasil (‘Jornalista Influenciador Digital’).

Mas não foi só a Jovem Pan quem teve representantes entre os vencedores do Prêmio Comunique-se 2019. Confira, abaixo, os profissionais (e veículos) que ergueram taças em mais uma edição do “Oscar do Jornalismo Brasileiro”:

Âncora de RádioCarla Bigatto – BandNews FM

Âncora de TVSandra Annenberg – TV Globo

ApresentadorSerginho Groisman – TV Globo

AgênciaTextual

Profissional de Comunicação CorporativaDiego Viñas – Reclame Aqui

Propaganda & MarketingBruna Calmon – Reclame / MultiShow

Mídia EscritaArtur Xexéo – O Globo

Mídia FaladaMarcelo Tas – CBN / TV Cultura

NotíciaMônica Bergamo – BandNews FM / Folha de S. Paulo

OpiniãoAugusto Nunes – Jovem Pan / R7.com / Record TV / Veja.com

Jornalista InfluenciadorFelipe Moura Brasil – Crusoé / Jovem Pan

TecnologiaCarlos Aros – Jovem Pan

Jornalista EmpreendedorMilton Neves – Portal 3º Tempo

Mídia EscritaDenise Campos de Toledo – Jovem Pan Online

Mídia FaladaDenise Campos de Toledo – Jovem Pan / TV Gazeta

Mídia EscritaMilton Neves – Agora S. Paulo / UOL / Portal 3º Tempo

Mídia FaladaRenata Fan – Band

Locutor EsportivoRômulo Mendonça – ESPN

Sheila Magalhães – BandNews FM

Mídia EscritaEliane Brum – El País

Mídia FaladaAugusto Nunes – Jovem Pan / Record TV / Veja.com

ImagemAdriano Gambarini – National Geographic

InternacionalGuga Chacra – CBN / GloboNews / O Globo / TV Globo

Mídia EscritaAmanda Audi – The Intercept Brasil

Mídia FaladaRoberto Cabrini – SBT

Márcia Bongiovanni – TV Cultura

Website: https://premio.comunique-se.com.br/

© 2000-2019 InfoMoney. Todos os direitos reservados.

O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui