MANHUMIRIM (MG) – A Cooperativa Aguapé, de Manhumirim, assinou um termo de colaboração com a ANCAT – Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis para o desenvolvimento de atividades que visem fortalecer os aspectos gerencial, administrativo, operacional e associativo da cooperativa, garantindo eficiência nos resultados almejados com a coleta seletiva. 

A organização participou de um edital de seleção e foi aprovada para participar do Programa Reciclar Pelo Brasil. Criado em 2017 pela Cervejaria Ambev e Coca-Cola Brasil, o programa possui atualmente outros parceiros como Nestlé, Vigor, Dr.  Oetker, entre outros.

A iniciativa surgiu com objetivo de agir de forma conjunta para fortalecer associações e cooperativas de catadores em diversas regiões do país. O programa faz parte da estratégia do setor empresarial no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a parceria reforça o compromisso das empresas com o meio ambiente e a sustentabilidade de suas embalagens, temas prioritários comuns em suas agendas de investimento.

A ANCAT não apenas coordena e opera o programa nas cooperativas, mas é responsável por representar os catadores nas tomadas de decisão sobre os investimentos, fundamental na governança de uma plataforma com objetivos sociais, ambientais e econômicos.

A partir de agora, a cooperativa de catadores de Manhumirim receberá assistência técnica e capacitação por técnicos da ANCAT para que amplie sua eficiência produtiva, logística e de gestão, colaborando assim para ampliar suas oportunidades de inserção no mercado da logística reversa. A partir da elaboração de um diagnóstico, o empreendimento também receberá investimentos para melhoria de infraestrutura e que irão elevar o nível de organização e de produção dos catadores e consequentemente o aumento de renda.

A Cooperativa Aguapé atua desde 2007 em parceria com a Prefeitura e é pioneira na região no serviço de coleta seletiva com inclusão produtiva de catadores. A coleta seletiva em Manhumirim já atende mais de 90% da área urbana e também algumas localidades da zona rural com a instalação de PEV – Ponto de Entrega Voluntária construído por ação socioambiental da OLAM, uma grande empresa cafeeira instalada na cidade.

Redação do Portal Manhumirim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui